Maputo, 31 de
Dezembro 2021 – A Fidelidade
reforçou a sua estratégia de expansão internacional através da aquisição de 70%
do capital Seguradora Internacional Moçambique, S.A. (“SIM”), que opera sob a
marca Ímpar. A Ímpar é uma marca moçambicana com forte
tradição, raízes e implementação no mercado.A operação de
aquisição de 70% da SIM permitirá que a Fidelidade consolide e reforce a sua
presença no mercado moçambicano, nos Ramos Vida e Não-Vida, posicionando-se,
com esta aquisição, como uma das três Seguradoras líderes de mercado, de acordo
com os dados do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM),
referentes ao ano de 2020.
O Conselho de
Administração será presidido pelo Dr. Manuel Alfredo Gamito e terá como vice-presidentes
o Eng. Rui Oliveira e o Dr. Carlos Leitão, que acumulará também a presidência da
Comissão Executiva.
Para Rogério Campos Henriques, CEO do Grupo Fidelidade:
"Com esta operação o Grupo Fidelidade passará a actuar no mercado moçambicano
com as marcas Fidelidade e Ímpar e teremos um leque de opções de marcas que nos
garantem uma maior flexibilidade para ir de encontro às necessidades dos
clientes em Moçambique, dando cumprimento à estratégia omnicanal do Grupo. Estamos
seguros de que a parceria e as sinergias geradas por esta aquisição, que juntam
a raiz e tradição moçambicana da Ímpar, com a capacidade, experiência e
know-how da Fidelidade, serão uma receita de sucesso.”
Após a
conclusão desta transacção, a participação de outros accionistas será a
seguinte: Millennium BIM 22%; Outros Minoritários 8%. Para além da aquisição de
70% do capital da SIM, a Fidelidade tem uma opção que lhe permite adquirir,
posteriormente, uma participação adicional de 12%
Manuel Gamito,
Presidente de Conselho de Administração da Seguradora Internacional de
Moçambique, explica a natureza deste investimento: “Esta transacção dá resposta
à estratégia de reposicionamento mais sólido e de crescimento da actividade
seguradora. Esta estratégia encontra-se no compromisso definido pela Fidelidade
que pretende consolidar e reforçar a sua posição no mercado moçambicano,
permitindo alargar a sua actual oferta e expandir a presença no território
nacional, numa busca permanente pela melhoria dos produtos e serviços prestados
à população moçambicana.”
A SIM operará
utilizando as marcas: Fidelidade, Ímpar e Millennium Seguros.
A parceria
com o Millennium BIM, o maior banco privado moçambicano, continuará a ser
trabalhada e potenciada, continuando o Millennium BIM a distribuir de forma
exclusiva seguros da SIM, através da marca Millennium Seguros.
Após a
conclusão do processo de transferência de carteiras de seguros, o grupo
Fidelidade alargará, em Moçambique, o seu portfólio de produtos e serviços
inovadores, dos Ramos Vida e Não Vida, que disponibilizará aos cerca de 330 000
clientes, resultantes da junção das carteiras das duas seguradoras. Contará, ainda, com uma equipa dedicada de
cerca de 200 pessoas, e com uma rede de mais de 100 mediadores (promotores,
agentes e corretores), para além da rede de mais de 200 balcões que o
Millennium BIM tem espalhados pelo país. A quota de mercado resultante desta
parceria será de 14,1% (dados de 2020).
Para Jorge Magalhães Correia, Presidente do Conselho de Administração
do Grupo Fidelidade, “a grande colaboração e diligência demonstradas pelas
autoridades moçambicanas foram fundamentais para a concretização desta
parceria. A administração do Grupo Fidelidade, ao seu mais alto nível, terá
oportunidade, no futuro próximo, de assinalar devidamente esta nova etapa de
investimento no futuro de Moçambique, organizando uma cerimónia evocativa deste
passo tão importante para o nosso compromisso de longo prazo para com o povo e
com a economia moçambicanos.
Criada em
1992, em Moçambique, a SIM actua nos Ramos Vida e Não-Vida, através das marcas
Ímpar, com a qual está presente nos canais tradicionais, e Millennium Seguros, com
que opera no canal bancário por via do Millennium BIM.
Desde 2019,
que a SIM é classificada pela prestigiada empresa de rating norte-americana AM
Best, com o Financial Strenght Rating “B” (Bom) e Long-Term Issuer Credit
Rating “BB” com a perspectiva atribuída de ratings de crédito “Estável”, sendo
a primeira seguradora moçambicana com um rating reconhecido internacionalmente.
Sobre a Fidelidade
Fundada em 1808, a Fidelidade é a
seguradora líder de mercado em Portugal, nos ramos vida e não vida, com uma
quota de 28% em 2020, estando presente em Angola, Cabo Verde, Moçambique,
Espanha, França, Macau, Perú, Bolívia, Paraguai e Chile. A agência de notação
Fitch classificou a Fidelidade com a avaliação ('rating') "A stable (IFS)" e "A -stable (IDR)", notação das mais elevadas no panorama empresarial nacional,
destacando a elevada capitalização da Companhia, nomeadamente, o rácio de
solvência e a solidez da sua carteira de investimentos.
A Fidelidade atua com base numa estratégia definida
e continuada de “Customer Centric Approach”, onde os clientes estão
efetivamente em primeiro lugar. O facto de dar uma importância crucial à
qualidade do serviço que presta e à oferta abrangente e inovadora que oferece
fazem da Fidelidade uma das seguradoras mais premiadas em Portugal, bem como
internacionalmente. Em 2014, a Fidelidade foi distinguida pela “Efma Accenture
Innovation Awards”, na categoria de “sustainable business”, com o seu projeto
‘WeCare‘, que tem como objetivo apoiar a correta reinserção de pessoas que
foram vítimas de acidentes graves que puseram em causa a sua reintegração
física, económica e social.